Translate

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sexo ou amor

Fico tão cansada quando mudo um pouco da minha rotina, as filhas estão sempre a chamar-me a atenção que as rotinas sem sofrerem alterações fazem bem, mas pouco, não estimulam as nossas célulazinhas cinzentas, como dizia o Poirot. Mas a verdade é que talvez que as minhas estejam já tão arrumadas que qualquer novidade cansa-as, sei da importância de movimentá-las e por isso vou com grande frequência a cursos de "revisão da matéria" neste caso é sobre feridas, e vão ser 5 dias em Évora, fico até mais cansada ainda é da viagem e da conversa. Não posso ficar calada muito tempo, adoro conversar, contar histórias, rir com as histórias dos outros tudo para mim é de muita importância, e claro que fico cansada, tudo é para ser feito com muita emoção, até às lágrimas, a emoção comanda-me a vida. Ainda agora a filha me disse para quando o meu 1º livro, tenho muita vontade, adora chegar aqui e começar a escrever, mas o que gosto mesmo é de escrever à medida que me vem chegando as palavras, sinto assim um nó, à medida que escrevo o nó vai desenrolando e as palavras vão saindo com conta peso e medida, até sem ter a ver e no entanto fazem todo o sentido. Quando pego na escrita, nunca sei muito bem para que lado estou virada, as palavras saiem primeiro as que precisam sair mais depressa e só depois com toda a calma, as ideias vão ficando mais claras e transparentes, até que sinto que "por hoje já chega", ora o livro que irei escrever não pode ser uma manta de retalhos, apesar dos retalhos serem todos da minha costura, mas não deixa de ser um conjunto de retalhos a dar forma ao livro. A Alice acha que tenho que trabalhar em mim a compaixão, estou a tentar aprender um pouco mais sobre compaixão, mas os temas vão aparecendo há medida das necessidades, o livro será necessidade para o meu Eu o meu orgulho, não para o meu bem estar, para a minha zona de conforto. Acho que só vai sair quando não poder deixar de ser, é preciso que não tenha outro remédio, a escrita é terapeutica, não pode ser para enfeitar, o futuro dirá, sei que a Mafalda vai mexer comigo, talvez escreva uma livro para ela, nada acontece por acaso, é só preciso estar atenta, de qualquer modo podia frequentar um curso de escrita criativa, e se pudesse fazer esse curso aqui em Grândola, seria ouro sobre azul, vou esperar, Grândola é cada vez mais importante para quem quer descansar, então não podia ser um momento para descansar e ao mesmo tempo alguém que nos ensinasse sobre escrita criativa? Boa ideia.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Medo

Amedrontada, baralhada, com medo de acordar, porque não vai ser bom acordar deste pesadelo e perceber que o sonho era bastante mais suave que a realidade. A dívida assusta-nos, temos medo até de pensar se algum dia vamos ficar com a nossa vida mais tranquila, que o nosso futuro já não está ameaçado, porque na verdade não me importo nada de trabalhar até aos 70 anos, se nessa altura for "jubilada" claro, nunca reformada, não me importo nada que seja preciso trabalhar mais horas por semana, preciso URGENTEMENTE perceber o que está a acontecer: estamos a pagar a dívida, mas qual dívida? Se já começamos em 2011, ou foi em 2010? desde essa altura que me descontam 10% mensalmente, do meu ordenado, tiraram metade do subsídio de Natal, e este ano não há subsidios para ninguém, como estamos da dívida? Oiço falar que vamos ter mais uma tranche de 4 mil milhões e qualquer coisa, não percebo, estamos a pagar, ou estamos ainda a ficar a dever mais? Quem permitiu esta má gestão? Ninguém teve culpa, ou ainda é do nosso primeiro Rei, que parece nunca ter pago a dívida à Santa Sé? Se calhar a culpa é da Revolução de Abril, quem tem estado a gastar o dinheiro que é de todos nós? Porque quando entrámos para a CEE e nos pagaram para abater a nossa frota pesqueira, ou tirar as videiras, cortar as oliveiras, plantar girassol para receber subsidio!!!... ou outras artimanhas que tais, ninguém se importou - o dinheiro corria por uma telha, toca a gastar e a pedir ainda mais!!! Então os nossos Governantes tem tido um papel fundamental nesta desonrientação toda, foram atrás do dinheiro fácil, podíamos chamar-lhe «prostitutos» da governação! e chamar à CEE «chulos», isto é o mais leve que consigo falar, porque quero manter-me nesta sonolência amedrontada, não quero acordar porque sinto medo, um medo de perder o juízo, de começar a morder raivosamente,... morder este aquele o outro e toda a gente, a morder morder perdidamente ....e a não morder ninguém...
Sinto a cabeça à roda, com uma vontade de gritar, escrever, cantar, expulsar, arranhar, e escondo a cabeça, escondo o olhar, não são os outros que estão errados, sou eu. Não são os outros que são oportunistas, incompetentes, ladrões, assassínos, bajuladores e outros adjectivos que me escapam, eu é que não percebo nada de economia, de finanças, todos os países estão iguais, todos devem, todos tem que pagar, todos estão à beira da banca - rota... E continuo com a dúvida: quem tem o dinheiro é quem manda, mas quem tem ética e honra não pode pôr ponto final a esta DÍVIDA GLOBAL??? Honra e ética não funcionam, precisamos do quê?
No último feriado do 5 de Outubro, pareceu-me ver os ratos a fugir do navio, onde está o COMANDANTE??