Translate

segunda-feira, 19 de março de 2012

Memórias de coração

19 de Março, Dia do Pai. Para mim foi sempre dia do Pai, do meu Pai e continua a sê-lo, o meu pai faz anos, antes e com mais precisão, fazia anos no dia 19 de Março, e era muito bom, porque as prendas e o dia de aniversário contava a dobrar, aniversário e dia do Pai. Quando eu andava na primária não havia nada disto, acho que era por sermos um país muito pobre, se até o Natal era pobrezinho, não havia dinheiro para prendas, a não ser no aniversário de cada um; depois passámos a ser um país euro, no inicio, ainda não era euro, pensaram dar o nome ao euro de ecu!!! Mentes brilhantes. Enfim, o dia do meu pai, Março, continuo a sentir que ele está em Paz, e continuo a ter umas saudades que não se conseguem nem definir melhor, nem pôr fim, são umas saudades minhas, que são imensas, e que vou trazer sempre dentro de mim, como se fosse uma dor, como se fosse parte do meu coração e que só eu posso entender, Meu Pai. Hoje falamos do Pai, mas apesar de diferente, é igual para a minha mãe, eu gostava muito do dia da Mãe no dia 8 de Dezembro, agora mudaram, como se essas coisas fossem assim, os iluminados que decidem, agora é no 3º domingo de Maio!!! Doidices, não se mudam dias, como não se podem mudar o dia do nosso aniversário, mudam-se os tempos mudam-se as vontades.... isso é outra conversa, poesia para os meus ouvidos.
Hoje faz anos a Maria José, claro que não vou esquecer-me, e não fiquei triste por ela partilhar este dia com o meu pai, cada um é cada um, os aniversários podem partilhar-se mas não se dão, não se trocam, são sempre nossos e só nossos e só por isso já nos podemos considerar tão ricos. Amanhã já ninguém vai lembrar-se do Dia do Pai, mas eu vou, porque lembro-me todos os dias dos meus pais, do pai e da mãe, da avó e do avô, até da bisavó, como sou rica de ter tanto amor no coração, até me lembro e tenho saudades da Ti Marcena, ou Emeranciana, como ela gostava de dizer. É bom poder guardar no coração tantas memórias, são elas que muitas vezes nos fazem acreditar que fomos o centro do mundo, são elas que nos ensinam a colocar no centro do mundo quem muito amamos.

1 comentário:

  1. O Dia do Pai também tem para mim um significado muito especial, é o dia do meu aniversário e Dia do Pai que era comemorado em conjunto, de que eu tanto me orgulhava e, costumava dizer em tom de brincadeira ao meu pai, "que eu tinha sido a melhor prenda da vida dele". Essa comemoração tal como eu queria que continuasse a ser, terminou abrupta e prematuramente. Também eu tenho muitas saudades e recordo com muita ternura mas também profunda tristeza esse dia. Fica a recordação, a nostalgia, o coração cheio de amor que não esquece mas antes onde a saudade e um amor incondicional cresce. Algures no céu há uma estrela que brilha para mim e nesse dia brilha mais.....

    ResponderEliminar