Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Energias

A pouco e pouco o sol vem chegando, ainda que com um bocadito de frio. O sábado foi de trabalho, no domingo de manhã fiz uma massagem, que não me libertou completamente do meu lumbago, acho que por ser domingo, e o domingo não é dia para massagem, quando muito é dia para ir à Missa. Cada dia deve ser dedicada à sua tarefa, só assim está tudo devidamente arrumado, mais um pouco e passo a ser, além de uma pessoa depressiva, também obsessiva, não faz mal, ninguém é perfeito; fui às compras, almoçei, fiz uma sesta, tomámos café a seguir ao passeio dominical à aldeia do pico, regressámos a casa, bordei na toalha que já comecei há cerca de 10 anos, quando comecei foi quando a filha mais velha foi para a faculdade, jantámos, a filha mais nova foi para Lisboa, sentei-me no canto do meu sofá e andei a vaguear na net, acabei por aterrar aqui e descansar a cabeça. Escrever descansa-me a cabeça. Viver na província tem destas coisas, é estar em casa, no trabalho, no trabalho e em casa e depois no trabalho novamente; para vermos lojas, cinemas, teatros ou ballets temos que viajar uma hora até Lisboa. Temos coisas boas e outras assim assim; se vivesse em Lisboa ia adorar passar o fim-de-semana no Alentejo, como estou no Alentejo ainda por cima Alentejo Litoral, com 40km de costa, quero ir passar o fim-de-semana a Lisboa, que podemos fazer? Acho que fazemos a ilha em que vivemos, sempre em cada idade, em cada local, em cada estação do ano, sempre à nossa medida, sempre senti essa ilha, portanto a ilha está dentro de mim. Quando vivia em Cabeção, tinha fins-de-semana também assim, sem grande movimento, especialmente quando a primavera tardava em chegar e tínhamos que ficar em casa, só que tinha uma vantagem, tinha grande poder de invenção, de iniciar tarefas, sobretudo trabalhos manuais, acho que nunca levei tanto tempo com uma toalha, como esta que tenho aqui; não interessa, está quase pronta, quando a terminar vou tirar uma foto e se for capaz, junto-a aqui à minha escrita.
As actividades de trabalhos manuais são também uma boa forma de canalizar energia, deixar fluir a energia. Nunca tinha sentido como agora a importância da energia e o que pode acontecer quando bloqueamos esse fluir, inconscientemente. A mim aconteceu-me estar 15 dias, 15 maravilhosos dias com obstipação, sem qualquer outra queixa! Tomei laxantes, fiz massagem abdominal, bebi muita água, tudo o que me poderia ajudar, claro que na tentativa de resolver o problema, fiz clisteres, micros, não como a minha mãe fazia antigamente: o irrigador com água tépida, um litro, um fio de azeite, ela de pé eu deitada de lado, a pipeta do dito enfiada no meu rabito, e a água a entrar dentro do meu intestino grosso e a borbulhar, não era doloroso, apenas desconfortável. Irrigador vazio, ficava deitada de lado o tempo que aguentasse até que ia libertar-me de todos os excessos que tinha acumulado indevidamente e ficava bastante aliviada. Como não tenho irrigador, nessa altura esse tratamento não me passou pela cabeça, se calhar tinha resultado, os microlax não resolveram coisa nenhuma. Fui então ter com o meu instrutor actual de yoga, nessa altura foi apenas e tão só o meu libertador de energia de uma forma mais completa; alinhou-me os chakras com as massagens, recomendou-me uma misturas de sementes e um produto Indiano à base de não sei bem o quê, que apesar de estar um pouco já fora da data de validade foi uma "santa mezinha". O produto ainda ali o tenho, quando for a uma loja Indiana tenho intenções de comprar para ter sempre em casa, acho que para mim foi tão potente que ainda hoje me sinto bem, apesar de já ter passado mais de uma ano; é certo que entretanto também pratico yoga 1 a 2 x por semana o que me vai alinhando; o meu lumbago, ou mais precisamente, lombalgia com irradiação bilateral aos membros inferiores é que precisa ainda de mais alguma ajuda, acho que a natação também pode dar uma mãozinha.
Não sei, mas as palavras são como as cerejas, uma puxa a outra e não tem mais fim a conversa, da ilha interior passei para o intestino, para a natação, para a energia que necessitamos deixar fluir, estou melhor da cabeça?  
Não estou nos meus dias, precisava de ter mais dias para descansar e deixar fluir, mas esses luxos não são para mim, amanhã é dia de trabalho e ainda bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário