Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

Almoços e feiras

Alentejano que se preze gosta de almoçar ao meio-dia, a bem dizer, por volta das 11h 45m já olha para o relógio para ter a certeza que à hora certa estará sentado à mesa; o jantar nem é assim tão importante, nem o lanche ou o pequeno almoço, mas o almoço é, por várias razões, uma das quais é porque se levantou cedo, a outra é porque a hora da sesta é sagrada, logo se o almoço se atrasa, a sesta fica comprometida.
Ontem, fomos à feira do queijo de ovelha em Serpa, o costume, já somos habitués, comprámos uns queijos e uns chouriços, paios, provámos queijos e chouriço e pão, tudo muito bom. A feira mais pequena que nos outros anos, o tempo muito desagradável. Começamos a pensar almoçar por volta das 12h, saímos do recinto da feira e dirigimo-nos para o "Molhó bico" - cheio, sem hipótese de haver vaga, muitas marcações. Fomos ao Alentejano, a mesma situação, ao entrarmos na sala de refeições, mesas bem compostas de comida e de gente: que inveja, cheirava tão bem, percebia-se que estavam a almoçar mesmo bem, com tanta satisfação. Continuámos o nosso périplo, corremos para o outro que conhecíamos, estranhámos, estava quase vazio, ok ficámos, já se estava a fazer tarde e só restava a tasca "lebrinha", ou voltar para a feira e petiscar por lá. Ora o Pedra e Sal, oferecia na lista várias hipóteses alentejanas, escolhemos sopa de cação e uma parte do porco que agora não me lembro nome, grelhada. É melhor nem descrever, a sopa de cação de 0 a 10, sendo 10 excelente, ficávamos no 2, pela tentativa, foi de tal maneira desagradável, que apenas comi uma posta de peixe e umas 2 conchas de caldo, o rapaz que servia à mesa, perguntou e eu respondi-lhe:
-Sabe, pedir sopa de cação é sempre um risco e esta  estava um bocadito mal, talvez porque o  peixe não é de boa qualidade!
Resposta pronta do garçon:
- Temos servido esta sopa a semana toda e ninguém se queixou!
Oh meus Deuses, a sopa já dura há 1 semana? Como é que ainda a servem? Desisti de lhe tentar explicar fosse o que fosse, até porque mais pessoas iguais a nós, escolheram este restaurante como última opção e estava a abarrotar de gente, o jovem corria de lado para lado como uma baratinha tonta, paciência.
As febras ou um nome parecido, estavam quentes, grelhadas, com batata frita, ainda petisquei. Terminámos a refeição com uma pêra bebada muito boa, de 0 a 10, dáva-lhe 8, vinha acompanha por chantilly, desnecessariamente. A mesa com toalha de papel e guardanapos de papel, sofrível, pena, porque têm um espaço que podia ser bem acolhedor.
A conta foi em conta, o rapaz explicou que tinha feito uma atenção por causa da sopa de cação, tinha-nos cobrado apenas metade do preço, tentou ser simpático e foi, mas para ser um bom restaurante ainda tem que trabalhar muito. Por alguma razão os outros estavam cheios e este estava às moscas.
Conclusão, foi uma boa feira do queijo de ovelha, para o ano marcamos o almoço de véspera, Alentejano que se preze deve acautelar estas coisas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário