Translate

domingo, 9 de março de 2014

Novas 2ª feiras

Passou. O fim de semana passou, o dia de amanhã traz outra vez uma 2ª feira, dia terrível. O meu avô acho que detestava as 2ª feiras, nunca percebi bem porquê, mas vestia o avental de lavado, um avental azul forte, da mesma cor dos seus olhos, e andava de lado para lado, às vezes parava no cimo da rua e gritava a plenos pulmões:
-Ai quem mi dera morrer!
E continuava tranquilo, a andar de lado para lado, sem sentar o rabo no banco da loja para reparar o que quer que fosse. Parecia que a 2ª feira era uma condenação a mais uma semana de trabalho, igual a tantas outras. Eu sinto o mesmo? Acho que a emoção poderá ser a mesma, com um novo embrulho. Primeiro porque não conserto sapatos, "conserto pessoas", depois porque acabo por ter uma actividade mais atractiva ao fim de semana, e este que passou, foi uma belezura: passei o domingo com as minhas queridas, boa parte do tempo em Cabeção, e não senti tristeza, pelo contrário, parece que ter a minha neta a passear ao pé do restaurante onde fomos almoçar, deu uma nova esperança à nossa vida futura em Cabeção. É certo que não a levei à nossa casa, nem senti vontade de o fazer, fiquei entusiasmada com a ideia de arranjar a casa e na "nova casa" a minha neta vai adorar passar uns dias, assim como as minhas queridas filhas. Podemos combinar e termos a festa da Páscoa sempre em Cabeção, por exemplo, ou o Natal, qualquer festa de modo a tornar-se um motivo para nos juntarmos, um bom motivo, para nos regenerarmos em cada festa. Acho que preciso de dar mais ênfase aos momentos festivos, e este Carnaval senti essa necessidade e não mudei nada, só trabalhei, não houve festa, não fizemos as filhoses e nem nos mascarámos, fez-me falta. Acho que andar de festa em festa é muito bom e apaziguador de almas, servindo também para melhor viver cada 2ª feira, tratando-as como deve ser, como se da vida inteira se trata-se, quero dizer que cada dia deve ser encarado como a vida, e não devemos andar sempre à procura de melhores dias para o trabalho! Estou baralhada, sinto-me baralhada, mas não me sinto mal com isso, pelo contrário, até me sinto feliz:). Que a 2ª feira venha estou preparada meu avô, e imagino-me no cimo da rua em Cabeção e gritar a plenos pulmões:
-Ai quem mi dera viver!
Para arranjar a nossa casa, para ensinar a minha neta, para poder amar e ser amada, para respirar, escrever, sonhar e preparar a vida, dia a dia.
Estou baralhada mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário