Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Bolo de maçã

Há 1 semana que não me apetece vir até aqui, desabafar um bocadito; tanto que tenho para contar e fico assim sem jeito, sem vontade, com uma preguiça imensa a invadir-me o corpo e a bajular-me o cérebro para ficar em paragem, cérebro em paragem, cérebro em férias, cérebro oco, vazio, em limpeza, toda a tralha para fora, limpeza geral, paragem total! E antes de vir até aqui fui ao meu mail, nada de importante, tentei ir ao mail do Serviço, não consegui abrir, amanhã logo vejo se a Ana não se esqueceu de me enviar o trabalho, tenho 1 mês para terminar de rever e acrescentar o que fizer falta, mas falta já estou hoje a sentir dela, vai ficar um mês internada para recuperar mais a força, melhorar mais a capacidade para se aguentar dia a dia; não sei porquê, força ela tem e muita, trabalha todos os dias, não se queixa, tem sempre um sorriso nos olhos mesmo que a gente perceba que está a ficar cansada. Os doentes que a vão conhecendo vão gostando dela, as administrativas também, até nos faz esquecer a sua deficiencia física, porque ela não liga a isso, e quando precisa pede ajuda, e ninguém repara na cadeira de rodas, ajuda e pronto, todos a estimam, uma luz dentro dos nossos corações, e pensar que senti um pouco de medo ao princípio quando me deram a escolher ficar com ela ou ficar com ela!!! 3º ano de Medicina Geral e Familiar, esclerose em placas e uma cadeira de rodas, como gerir esta situação, ajudá-la a terminar a especialidade e tudo e tudo. Na verdade ela é que nos ensina todos os dias, e quando vou ao facebook e leio o que o David diz: bolo de maçã acabadinho de fazer, tão prendado e ninguém o quer; acho que a vida ainda tem muito a ensinar a todos nós, sei que temos dias em que andamos à deriva, mas vamos sempre conseguindo sobreviver, somos amados, somos até brilhantes e ficamos presos da primeira dificuldade. David experimenta sentar numa cadeira de rodas, tenta escrever e fazer tudo só com a mão direita, sabendo que não és capaz de andar e que o braço esquerdo e a mão esquerda estão cada vez com menos força, que precisas de ajuda cada vez que vais à casa de banho, experimenta sei lá...Experimenta ser feliz apenas com o que te tens, um corpo lindo, uns olhos brilhantes, sorriso pronto, a mente limpa e brincalhona, podes tratar das flores, comer sem ajuda, nadar, andar a cavalo, abraçar um amigo, ir para a cama pelos teus próprios meios, ir sózinho ao cinema, passear na praia ao fim-do-dia, consegues ser feliz com tão pouco?
Dá Deus nozes a quem não tem dentes, sei que é muito dificil darmos graças por tudo o que temos, temos até dias em que nos apetece dar cabo da nossa vida, talvez por não suportarmos tanta felicidade?
Não sei, também eu tenho dias em que me apetece dizer: faço bolo de maçã e ninguém me quer; mas na verdade é mentira, somos afortunados, temos mais é que ser agradecidos, e ajudar o mais possível todos à nossa volta, o Universo não nos esquece, e na próxima curva vais encontrar quem te ame e eu vou ser avó.

Sem comentários:

Enviar um comentário