Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Palavras difíceis

A depressão ou recessão do nosso País está a afectar-me, olho para as minhas moedas, o meu dinheiro, aquele que vejo quando levanto do multibanco, olho-o duma forma diferente, diria até, de uma forma estranha; o dinheiro nunca foi  um fim, foi sempre um meio para poder fazer a minha vida, a nossa vida, agora olho para as moedas e para as poucas notas que a máquina me dá e penso: desta vez ainda sairam, será que um dia destes não vão sair, a máquina vai secar? Como se a máquina fosse a responsável por essa situação, não ter dinheiro, trabalhando todo o santo dia.
Hoje tive uma alteração com a enfermeira x, a senhora queria convencer-me a passar uma baixa, ou uma incapacidade temporária para o trabalho para uma doente, que é a mesmíssima coisa, por ela receber o subsídio de inserção; expliquei-lhe que não passo baixas, faço consultas, achou que eu não tinha percebido o pedido dela e foi buscar-me a legislação que tinha saído em Setembro deste ano, para eu perceber se não passasse a dita cuja, a doente deixava de receber! Dos documentos necessários para receber o tal subsídio a pessoa também precisa da baixa; expliquei-lhe, já um pouco alterada que baixa é um acto médico, que significa ao passa-la, que atesto por minha honra que a pessoa está doente!
Abalou mal encarada do meu gabinete, com uma frase mais ao menos assim: a Doutora é que sabe, não diga que eu não avisei!
Não quis saber de mais nada, trabalho é trabalho conhaque é conhaque!
Não sei o que me quis explicar mais e não conseguiu mas, das duas uma:
Se quem recebe esse tal subsídio tem que estar doente, passarei a baixa a todos os que "realmente" estiverem doentes, como faço com todas as pessoas que me procuram, quer tenham ou não direito ao referido subsídio!
Se quem recebe esse subsídio ganha o mesmo quer trabalhe quer não trabalhe, e a baixa é uma maneira de fugirem ao trabalho comunitário, a resposta é a mesma, passarei a baixa a todos os que "realmente" estiverem doentes, como faço a todos os que me procuram, quer tenham ou não direito ao dito!
Eu expliquei, mas acho que ela não percebeu: baixa, incapacidade temporária para o trabalho ou atestado médico por doença, são os diversos documentos que atestam sob "palavra de honra" que essa pessoa está doente e não pode cumprir com as suas obrigações quaisquer que elas sejam.
Qual terá sido a palavra que ela não percebeu?

Sem comentários:

Enviar um comentário