Translate

sábado, 2 de novembro de 2013

Equívocos

Educar os nossos filhos não acaba nunca, parece que cada dia é preciso reinventar, adequar novas estratégias para os fazer encontrar a "vereda". Chamo vereda ao caminho que todos temos que fazer, diariamente. Só nós podemos fazer o nosso caminho, sempre me senti bem ao lado dos meus pais nesse percurso, mesmo quando já era mãe, nunca me fizeram sentir que me estavam a ensinar, ensinando-me a cada momento. Havia até alturas em que eu me sentia tão importante junto deles, a explicar-lhes coisas, sentidos, palavras carregadas de emoções; havia até alturas em que recebia estes mimos, quer do meu pai quer da minha mãe: é tão bom conversarmos contigo, diziam eles, nunca pensei que chegássemos a ter assim conversas tão boas! Como eu ficava contente com estas doces constatações, pensando que tinha chegado ao coração deles, ao melhor dos conhecimentos, mas na verdade o que tinha acontecido é que eles me proporcionaram esse caminhar nas emoções, foi através dessas conversas que cheguei a mim, eles sempre me ajudaram a melhorar o meu conhecimento, sobretudo sobre mim. Hoje anda numa tarefa semelhante, de ouvir as filhas, mas ainda não tenho a sabedoria de dar a entender que estou a aprender, parece que continuo a ensinar e na verdade já devia estar quase e só a ouvir; vamos ver como vai correr o dia amanhã. A filha vem trazer a cadelinha, não estão a conseguir viver em paz, é muita tarefa para fazer, tomar conta da neta, da casa e agora da cadelinha; fiquei triste mas compreendo e devia ter tido a esperteza de ter avisado que era muita coisa para início de vida, não tive essa esperteza, vou ficar com mais a chica cá em casa; tenho o Vicente, a Carlota, a Sarita e a Preta, amanhã fico também com a Chica, se a lei do número de cães fosse para a frente estava no limite, tenho 4 cães a partir de amanhã, esqueci-me de enumerar o Fred, foi adoptado com 5 anos, porque a dona era já muito velhinha e não podia ficar com ele; agora a dona é muito novinha e também não pode ficar com ela! O Vicente também o trouxe para casa porque a minha mãe não o quis, o meu pai tinha falecido e achei que um cachorro podia ser uma boa companhia, enganei-me!

A nossa caminhada é feita de equívocos, sempre pensei que ao crescer, ia a pouco e pouco vivendo com menos erros, mas não, a vereda da vida é repleta de erros, amanhã temos um novo dia, que seja bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário