Translate

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Gente importante

Todos os dias nos surpreendemos, admirados, às vezes amedrontados e outras vezes, emocionados. Hoje à hora do almoço foi com misto de saudade e de alívio que recordei tempos de escola, acompanhada por outras, só mulheres, que recordaram comigo esses momentos. Saudade porque me revi na 1ª fila, amiguinha da professora que era prima do meu pai, que conversava com ele e com a minha mãe, quando se cruzavam na vila, e a vila era e é tão pequena. Depois aliviada e muito,porque já não vou sofrer por falta dos trabalhos de casa, ou porque não estudei, e já não sofro quando e porque invento histórias que justifiquem a minha falta com os trabalhos de casa. Hoje fartamo-nos de rir, porque a Lena, querida enfermeira, contou a sua história e como era despachada com a professora da escola primária. Um dia a dita professora disse à jovem Lena:
-Maria Helena diz ao teu pai para vir falar comigo!
A Maria Helena tinha mais que fazer, brincar, brincar, brincar, e nunca mais se lembrou ou quis dar o recado ao pai.
De manhã ao inicio da aula, a professora:
-Maria Helena o teu pai não veio falar comigo! Então?
-Ele manda dizer que não tem vagar para essas coisas.
- Não tem vagar, ele disse isso? Então hoje vais levar este bilhete escrito para que ele me mande uma resposta.
Bom, as coisas estavam a complicar-se, mas chegada a casa, ou antes à loja do pai, pega no carimbo e coloca uma carimbadela no papel, e ficou contente: já está!
-Maria Helena a resposta do teu pai?
- Está aqui, e mostra o papel carimbado.

Claro que a conversa não ficou por ali, a vila em África era tão pequena com a minha em Cabeção e rápidamente se encontraram, professora e Sr.º António, e falaram, falaram!!!

Hoje ao recordarmos, rimos em gargalhads gostosas, aliviadas, já não haviam professoras assim, e ninguém andava a ver se estudavamos ou não, atrás de nós; e, na mesma onda, sentimos saudades boas; cumprimos os desígnios dos pais e das professoras, ainda estudamos, pouco às vezes, mas sabemos que somos boas trabalhadoras, com ética, com amor, com dedicação, no trabalho em casa, na rua, em qualquer lugar,e que saudades boas guardamos no coração: desde pequenas sabemos que somos importantes para alguém e isso ninguém nos pode tirar, a importância de sermos nós.






De

Sem comentários:

Enviar um comentário