Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Histórias

Dia tão grande, a manhã foi dedicada às crianças, tantas. A 1ª foi a Leonor, 9 anos acabados de fazer, foi com a avó, o pai faleceu este ano e a mãe já vive com outro homem, de quem tem 1 irmão. A Leonor é uma menina que come mal, está magrinha e tem um olhar triste e perdido; foi a 1ª vez que a vi, trazia um papelinha escrito pela mãe a dizer que ela não podia fazer natação? Observei a Leonor, tentei falar-lhe ao coração, e no fim levou como recomendação ir para a cama às 9h da noite, fazer natação, andar de bicicleta, correr, pular, fazer ginástica e tudo o mais que ela gosta e tenha tempo para fazer, será que vi um sorriso muito dentro do seu coraçãozinho?
Fiquei a pensar que a Leonor é uma criança tão doce e perspicaz, como será que avalia a mãe que eu ainda não conheço? Como será a dor de ter perdido o pai, pela 2ª vez, pois que os pais já se tinham divorciado? Não sei nada daquela família, mas trouxe a Leonor comigo no coração, a avó queria vitaminas, mandei fazer uns exames de rotina e depois logo se vê; a criança é boa aluna, tenho mesmo que conhecer a mãe e o padrasto. Não gosto nem de madrastas nem de padrastos, lembro-me dos contos da gata borralheira, da princesa pele de burro, lembro-me do horror que sentia em pequena quando algum menino era orfão, imaginava que devia sofrer muito, e imaginava tanta coisa, que agora, se calhar não estou muito longe de acreditar que sofrem tormentos. Já não sei quem foi que outro dia me disse: gostava de ter uma família diferente, com pai e mãe e que se dessem bem, pois é, quem não gosta? Não sei porquê mas os casais cada vez duram menos, o amor está pela hora da morte, costumam culpar-se uns aos outros, querem modificar-se uns aos outros mas não querem nunca conhecer-se melhor, quando digo isto, quero dizer, cada pessoa primeiro tem que procurar dentro de si um conhecimento cada vez melhor sobre si própria, em cada dia, para poder a pouco e pouco conhecer o outro; se a gente não gostar da gente quem gosta? Se não gostarmos da gente como é que podemos gostar de alguém?
Estou cansada, a tarde também foi cheia de gente, mas já é tarde, o sono está há muito a espreitar, a minha hora de ir para a cama até já passou; as histórias dos livros de contos são verdadeiras, o final é que é sempre diferente de história e de vida para vida; qual é o nosso final? Casaram e foram felizes para sempre, as histórais deviam acabar sempre assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário