Translate

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Marcas

A vida não é igual para todas, não é mesmo, para uns é mãe para outros é madrasta, não é todos os dias que sinto isso mas hoje sinto muito, e se falo assim é porque tenho um nó na garganta que não vai para cima nem vai para baixo, o nó prende e parece que dói. Hoje pediram-me para observar uma criança do sexo feminino, porque havia uma suspeita da Educadora que a pequena estava a sofrer abusos, há cerca de 2 meses que começou a reparar que ela chorava e resistia à mudança da fralda. Foi há cerca de 1 mes observada pela médica de família que não encontrou nenhuma alteração. Como a criança se queixava cada vez mais, resolveram pedir-me a mim; tudo bem, eu já estou batida nisso e o que tem acontecido é que até agora não tive nenhum caso que eu confirmasse sem provas de dúvidas que tinha havido abuso. Pois bem, hoje foi diferente, família pobre, já referenciada para a Intervenção Precoce, a mãe ainda chorou, mas um choro que não identifiquei nem como revolta, nem como dor intensa, mais como uma grande tristeza, um choro de alma, que sabe que a vida é madrasta e que confirmou que afinal ainda é mais madrasta, uma dor de dentro e ao mesmo tempo um desalento como se já não tivesse mais forças, e agora? Amanhã vamos dar a conhecer a nossa observação e também aqui fico com medo que a decisão seja pior para a criança. Sim, todos nós achamos que abuso sexual de uma menina de 18 meses, é o pior dos piores abusos, mas se isso levar a afastar da mãe, da família porque normalmente o abusador está na família? A criança é castigada 2 vezes, e o que se pode fazer no verdadeiro interesse da menina? Só se conhecesse a família e não conheço, mas não fico aliviada, amanhã que será que o dia nos vai ensinar? Vale a pena o nosso trabalho, ou sempre houve abusos em crianças, só que agora conhecemos mais porque os sistemas de informação são velozes, abragem cada vez mais e mais pessoas, mesmo assim penso que este acompanhamento tem que ser devidamente pensado para proteger esta menina e não castigá-la ainda mais, com a desculpa que "é o melhor para ela". Que os anjos e os arcanjos a protejam e protejam quem vai decidir a sua vida futura, com sabedoria e muito amor!

Sem comentários:

Enviar um comentário