Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Obrigações

Gosto de escrever ao correr da pena, gosto até de ecrever com lápis ou caneta, gosto mesmo de escrever de qualquer maneira, menos por obrigação. A obrigação tira-nos a vontade? Somos mais livres se não tivermos obrigações? Não sei com é, não gosto de me sentir obrigada, mas gosto de escrever. Os dias passam e as coisas vão acontecendo tão rápidamente que tudo o que me vai acontecendo vai ficando só dentro de mim sem ter vagar para contá-las. No início da época, que para mim o Setembro é sempre o início de mais um ano, como quando andáva na escola, disse-me a mim própria que iria começar neste ano a aprender a dançar ou a praticar outra qualquer actividade diferente daquelas que costumo ter, porque para além do trabalho, trabalho. Pois é, vamos no dia de 16 de Outubro e o que faço para além do trabalho não é mais do que andar no jardim a cirandar, passear com o meu pequeno querido (pq) e pouco mais; ao fim-de-semana leio o jornal e dou uma volta nos papéis que fui acumulando durante a semana, e mais não consigo fazer porque me sinto muito cansada, sinto-me cansada quando chego a casa após o dia de trabalho e sinto-me cansada ao fim-de-semana, eu que gosto tanto de conversar até me sinto cansada e fico calada. O meu dia a dia é atender pessoas desde que nascem até que partem para o além, é um dia atrás do outro que eu adoro mas que me cansa, extenua e não me deixa tempo para mais nada. Pensei em reformar-me mas vou ter que desistir, porque parar de trabalhar agora, não seria boa ideia com esta crise, ficava com pouco dinheiro para o nosso sustento diário, e se ficasse em casa sem obrigações, também me aborrecia, tenho obrigações desde que fui para a escola com 6 anos de idade, agora com 55 é que ia ficar assim, livre, com todo o tempo do mundo só para mim!
Isso agora também já não me interessa, acho que vou continuar a trabalhar até que "a voz me doa", e a propósito de trabalhar:
- Faz favor o que precisa hoje?
- Venho pedir-lhe um atestado!
- Há então sempre se decidiu vai praticar que desporto, natação? Hidroginástica?
- Mas eu já lhe tinha dito no corredor, é para o Tribunal!
- Mas então não vai mesmo fazer nenhum desporto? Tribunal? Não percebo?
- Eu sinto-me muito cansado, hoje tinha que ir a Tribunal, como estou cansado não posso ir, por isso é que estou aqui, por causa do atestado!
- Pede-me consulta de urgência, porque se sente cansado para ir a Tribunal, sem sequer estar verdadeiramente doente?
- Mas a verdade é que estou cansado, nã me sinto com coragem de ir até Lisboa!
- Pois é, eu às vezes também me sinto cansada e sem coragem de muita coisa, mas atestado com o meu nome para não ir a Tribunal é que não vai ter, lamento, as nossas obrigações valem muito mais que um cansaço, nem que estivesse internado, quanto mais cansado!!! Faça favor de ir a Tribunal.
- Mas então não me passa o atestado?
- Não.
- E quem me devolve o dinheiro da consulta?
- Desculpe?
- É que não levo o atestado!
- Sim, mas para saber isso foi consultado, faça favor de sair que ainda vai a tempo de cumprir com a sua obrigação.
- Mas?!
- Passe bem.

Isto passou-se comigo na última semana, depois de ter atendido tanta gente que precisava, tive esta consulta com este "maduro", a gente tem com cada história para contar aos netos. Li outro dia que cada pessoa tem em média, cerca de 30 histórias para contar ao longo da vida, eu tenho cerca de 30 histórias para contar ao longo do mês, e, quando acabo uma apetece-me logo pegar noutra, mas fica por aqui, ainda tenho muitos papéis para arrumar e já são 11h, eu que gosto de me deitar às 10, amanhã vai ser difícil sair da cama, mas saio!!

Sem comentários:

Enviar um comentário