Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dores de cabeça

A minha avó Maria Antónia gostava muito de comer pão com queijo e uma chávena de café, bebia qualquer café, mas acho que gostava do café acabado de moer. Quando estou com dor de cabeça, bebo uma café, como pão com queijo e penso, devagarinho, assim muito devagarinho, se possível saio de casa, ando um bocado e fico boa.Se pudesse dar esta receita aos meus doentes era bem mais simples e não haveriam contra-indicações, mas a receita continua na família, não me atrevo a divulgá-la.Tem graça, não me lembro da minha mãe ter dores de cabeça, andava sempre bem disposta, jangava-se claro, mas não ia dormir nunca, mas nunca mesmo, se estivesse aborrecida, esta receita também fica na família e tento passá-la a todos, mesmo aos novos membros, com algum êxito? O tempo o dirá, e o tempo nunca falha. Tenho tantas saudades da minha mãe e da minha avó, não comento, esta saudade fica só dentro do meu coração, não posso andar sempre a falar delas, mas na verdade em cada momento dos meus dias, esta saudade vem-me ao coração e traz-me tantas recordações, tantas lembranças, os rostos delas em vários momentos da nossa vida, e as lágrimas enchem-me a alma, mas de saudade, uma saudade misturada de alegria. Saudade com muito amor, como seria tão bom poder falar-lhe, contar-lhe o que faço, com quem estou, como estou, o que tenho aprendido, os meus desgostos e desilusões, o que tenho visto e viajado, mostrar-lhe as filhas e como elas estão lindas, tantas coisas que precisava contar-lhe, e como havíamos de rir e brincar, até o dia e a noite haviam de parar, para termos mais tempo. E mostrava-lhe o meu jardim, e a minha mãe ia ficar contente de ver que ainda tenho uma "pedista", não sei que outro nome pode esta flor ter, para ela era pedista, e para mim também, as folhas eram limpas com um pano húmido e parece que o brilho delas, as folhas, era um brilho diferente, luminoso, agora eu lavo-as com a mangueira, acho que gostam, mas as folhas estão esverdeadas amareladas, sem esse brilho, não tenho os cuidados e a sabedoria que ela tinha para tratar das flores, e também fazia torradas tão boas na lareira, logo de manhã, com uma caneca de leite quente, tratava-me sempre como se fosse uma filha pequena mesmo quando já era grande, tinha o meu (PQ) e as filhas, acho que para ela éramos todas filhas, eram momentos tão saborosos. Fico com essas imagens, com essa saudade e a benção de ter sido tão amada, queria dar colo, amar, estar presente como elas o têm feito até agora. Como é eficaz para as minhas dores de cabeça o café e o pão com queijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário