Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bendita cavilha

Os dias em que tenho domicílios deixam-me mais aborrecida, eu gosto de ir a casa dos doentes, gosto até muito, não gosto é de encontrar tanta desgraça. A Luísa com 83 anos, teve uma fractura no tornozelo esquerdo, ficou com grande deficiência porque foi operada com mais de 15 dias após a queda, andava a ver se melhorava com umas mezinhas, como não melhorou lá foi ao hospital, mas foi uma desgraça ainda ficou pior; puseram-lhe umas cavilhas para melhorar? a articulação, mas como não há 2 sem três, fez uma pequena rejeição ao material de osteosíntese e tem uma ferida aberta desde há mais de 5 anos, sem hipótese de fechar, porque ninguém da ortopedia quer tocar ali, conclusão, a enfermeira tem que deslocar-se a sua casa 3 x semana, para além desta pequena grande situação a Luísa é cega, os diabetes não foram diagnosticados a tempo, não foi medicada e quando se apercebeu que via mal, também tinha alterações graves cardíacas, por isso lhe foi colocado um pace-maker; como tem as articulações todas deformadas, razão da sua queda, tem dores intensas que se agravam com a imobilidade e com o frio; como vive no campo, e o terreno está todo cheio de altos e covas, e cócó das galinhas e dos patos e dos gatos e dos cães que andam à solta, ela tem ainda mais dificuldade em fazer um pequeno passeio, como não vê, pior um pouco. O frio agora também está difícil, porque o filho que vive em Álcacer e lhe traz a lenha 1 x por ano, não compra muita, de modo que o lume nunca pode ser muito grande, tem que poupar a lenha, mas mesmo que fizesse um lume bom, a casa que é muito pequenina tem um telhado tão velhinho, que as telhas já não protejem e puseram-lhe placar, não sei o nome, a tapar o telhado por dentro, mas já está todo repassado com a chuva, e o frio nem se fala, é por isso que a cama não tem lençóis, só cobertores todos da mesma cor, escuros, porque devem dormir todos juntos, cães e gatos donos e quem mais se quiser juntar será bem vindo que sempre contribuie para o aquecimento; assim a Luísa que é uma mulher desembraçada está presa de pés e mãos, porque se não se sentisse presa já tinha dado um destino diferente, olhe, mas mesmo assim, se não aguentar as dores acabo comigo! Valha-me Deus Dona Luísa, não quero que tenha dores vou mandar-lhe um comprimido para tomar à noite e vai ver que passa melhor! Ficou pouco convencida, ela conhece os comprimidos todos, ela sabe muito, não deve ser assim, mas experimenta e depois logo me diz, à urgência do hospital é que nunca mais lá a apanham, até o cardiologista ralhou com ela, há 2 anos que não me via, como é que ele quer que eu lá vá, não tenho transporte!
A Luísa vive com o José que é homem pouco dado, mas que agora sente-se dono de tudo, ele é que faz a comida, decide o que se compra e o que se faz, ele é que manda em tudo, e não quer lá ninguém que só sabem é gastar-lhe o dinheiro, as senhoras da Misericórdia levavam o almoço, e em troca ficavam-lhe com a reforma e ainda queriam dar volta à casa, nam nem pensar; o filho que está na Holanda queria dar um jeito à casa, vá lá, lavou os cobertores da cama e já foi bom, nam nem pensar; os vizinhos entram, mas por pouco tempo, está um frio de rachar e vão -se logo embora, não quero cá ninguém em casa, nam nem pensar. Senhor José vamos medir a sua tensão? Pode ser! Olhe que está altita, então tem tomado os comprimidos? Eu, nam nem pensar, não gasto dinheiro com isso,amanhã está melhor!
Então enfermeira vamos embora? Vamos! Dona Luísa então até 6ª feira... Enfermeira... Sim, diga Sr.º José... Veja lá se vem mais cedo, não pode vir à minha hora de almoço... Mas Sr.º José é agora meio - dia...por isso mesmo, tem que vir mais cedo, essa é boa!!!

Fico sempre mal quando faço domicílios, não poder decidir e fazer o que nós achamos melhor para eles, é frustante, termos que adaptarmo-nos às suas necessidades é desgastante, avaliar o que lá vamos fazer e os ganhos em saúde que daí tiramos, que ninguém se aperceba, é uma perda de tempo e dinheiro??? A verdade é que a enfermeira é a única alma que eles sabem que os visita e que lhe mexe na pele, os afaga e lhe presta atenção, 3 x semana, não há dinheiro que pague isso, eu vou quando ela já está desorientada, para ficarmos mal as duas. E quando a televisão deixar de funcionar porque é preciso comprar aquele aparelho milagroso para a televisão de alta definição, como será que o Sr.º José vai fazer??
Não merece a pena sofrer por antecipação e pode sempre haver milagres.

Sem comentários:

Enviar um comentário