Translate

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desde os Romanos

Hoje foi um dia muito calmo, não fiz greve porque o feriado municipal coincidiu, se assim não fosse, não sei se faria; já me tiram todos os meses 10% do meu ordenado, fiquei sem uma boa parte do subsídio de Natal, para não ficar triste vou ficar sem o de Natal e o de férias durante 2 anos consecutivos, é já para a gente se habituar. As horas extraordinárias do próximo ano vão ficar por metade, que mais quero? Sei que tenho trabalho, e ainda melhor que isso é que gosto e estou viciada, sinto falta quando estou alguns dias sem trabalhar, gosto de tudo o que faço. Gostava de receber o que me era devido, tudo bem, gastámos além das nossas possibilidades, se formos a perguntar quem foram os responsáveis, não vamos ser capazes de os encontrar, por mim nem os procuro, sei quem são: todos nós. Já uma vez escrevi esta frase, espero que não me torne aborrecida: na altura em que éramos uma colónia de Roma, o general romano que tomáva conta desta terra, dizia para os seus superiores hierárquicos: "é um povo que não se governa nem se deixa governar". Só depois é que apareceu o D. Afonso Henriques, o Sócrates, o D. Dinis, o Mário Soares e agora os alemães e os franceses cheios de ideias brilhantes, para mim são todos iguais e nós também não deixámos de ser o mesmo povo: mas quem quer ser governado por estes cromos?
Gostava que - na verdade não precisamos de quase nada para ser feliz, passo bem com uma açordinha por dia, uma fruta, roupa assim pouco mais ou menos nova, que eu ácerca desse tema já sou doutorada e dinheiro que baste, preciso é de mimo, de cólo, de sentir - me acompanhada e de poder trabalhar, o resto são - peanuts (está bem escrito?), do resto eu percebo que anda tudo a ver se se safa, alguns conseguem acalmar a alma com trabalhos para a comunidade, voluntariado, mas a comunidade começa na nossa casa, e só podemos dar o que temos, é primeiro em nós que temos que apostar na mudança, mas agora a esta hora já não quero pensar mais nada, amanhã é outro dia e a minha filha vem no outro, por isso vou ficar muito ansiosa, muito fraquinha e de certeza muito feliz, depois conto.

Sem comentários:

Enviar um comentário