Translate

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conhecimento

Os números baralham-me. A questão que é simples é esta: a causa de morte por cancro gástrico nos 5 centros de saúde do Alentejo Litoral, é de 20 casos novos por ano, com uma idade média de 69 anos e uma mortalidade aos 388 dias, quer dizer que no panorama Nacional também estamos dentro da média. Se por um lado ficamos descansados, andamos na média, valia a pena tentar diminuir, sabendo nós que os números tem tendencia a diminuir quanto mais cuidada for a alimentação com a redução do sal e o aumento da fruta e dos vegetais. É de tal maneira verdade que os países desenvolvidos já não fazem estudos sobre este tipo de cancro, e os estudo mais actuais publicados são da Coreia, os de Portugal, os últimos que li são de 2006. Dá que pensar e não sou de Saúde Pública.
Estou um bocadinho cansada, andei por Lisboa com a minha filha maior e soube-me muito bem, mas ainda tenho que ir fazer um trabalho sobre Buling, amanhã conto.

Sem comentários:

Enviar um comentário