Translate

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Equilíbrios

A nossa vida gira à nossa volta em círculos, e é preciso que a gente se dê conta que os círculos não nos apertam muito e não nos estrangulam; quero eu dizer que nós precisamos de comer, de tomarmos banho, cuidarmos da nossa higiene, de tomar conta da nossa casa e dos que vivem connosco, e também precisamos de dormir e de trabalhar, claro! Ora bem, com tanta actividade como fica a nossa cabeça? ÀS voltas, eu sinto-me muitas vezes tonta, e preciso parar para encontrar o meu equilibrio e poder erguer-me e sentir-me em paz comigo. Para poder sentir-me bem, preciso de ter à minha volta um círculo de amor e bem estar, preciso de me sentir bem na minha pele e preciso de dormir e muito; sei que não sou muito preguiçosa, só o necessário, mas o sono é o meu "elixir para a vida eterna". Ontem dormi a sesta e hoje também, conclusão, tenho o meu intestino agradecido, a funcionar tranquilamente e isso faz-me sentir muito feliz; quando não durmo o suficiente, o intestino não trabalha e ando 4 e 5 dias, à espera à espera até que o desenlace se dá nos sítios menos próprios, podia não falar desta questão, mas a verdade é que sinto-me tão bem hoje, com o intestino livre e agradávelmente limpo, que acho que fui abençoada; não, sei que tudo isto se deve a um sono reparador e equilibrado, e não me venham com cantigas a dizer que se levantam às 4 h da manhã ou que só precisam de dormir 5 h por noite, pois mas que também, cada um acredita no que quer, e vê o que quer, eu também, e trabalho todos os dias. Bom, isto vem a propósito de uma jovem que hoje vi na consulta de saúde materna, acompanhada do actual companheiro. Vai em 2ª gravidez e sente-se muito irritada, com vontade de bater em todos e em tudo, sem paciência; falou, falou e fui apontando as palavras que ela ia dizendo sem fazer uma selecção e quando me pareceu que já tinha material para falar, falei um pouco, talvez mais do que devia, sempre o mesmo erro. Esta jovem, viveu uma 1ª gravidez pouco gratificante, nasceu o bébé que agora já está grande, e segundo contou, o ex faz-lhe a vida ainda negra porque faz tudo para a arreliar? Pequei só nisto:
-Arreliar porquê?
-Porque quando vem buscar a filha é só para me chatear, em casa no fim-de-semana não lhe dá atenção e e e, um rol de defeitos; até já tinha tentado conversar com ele, mas sem êxito.
-Conversar para quê?
-Para ele entender o mal que está a fazer à filha e a mim!
-Mas quando se separaram foi por isso mesmo, não foi?
-Foi!
-Se nessa altura não conseguiu que ele a entendesse como é que agora vai conseguir?
-Pois é, tem razão!
-Não quero ter razão quero é que pense. Para que o quer mudar? Quer voltar para ele?
-Nem pensar!
-Então já pensou que se calhar é mais importante perceber porque fica tão aborrecida com a presença dele? Ainda não sarou a mágoa que lhe provocou a vivência com ele, talvez valesse a pena, primeiro e antes de tudo livrar-se dessa mágoa!
Concordou comigo, as lágrimas pararam, vamos ver na próxima consulta o efeito que esta conversa provocou. Normalmente, levamos a vida a tentar modificar o comportamento dos outros, e nunca achamos que precisamos mudar, porque a nossa verdade é bem mais importante. Pois é, antes de tudo olhemos para os nossos círculos, os que nos envolvem diáriamente e tentemos ser mais compreensivos, mudemos a força com que nos sentimos presos, vamos ficar bem mais tranquilos e sábiamente em paz. Mas é difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário